PSICÓLOGA DÁ DICAS DE COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E EVITAR A INSÔNIA

03/03/2016
PSICÓLOGA DÁ DICAS DE COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E EVITAR A INSÔNIA

Dormir com qualidade é tão importante quanto cuidar da alimentação, praticar exercícios e tratar a mente. A privação do sono ou a má qualidade dele pode acarretar consequencias como: cansaço, comprometimento na memória, na atenção, alterações do humor e dificuldade de concentração (MUELLER & GUIMARÃES, 2007). Os transtornos do sono estão associados também com a ansiedade e a depressão. Estudos mostram que a insônia crônica é considerada um dos fatores de risco para desenvolver a depressão (TUFIK & POYARES, 2008). Dormir é uma necessidade primária do homem, assim como a fome e a sede. Portanto, quando falamos de sono, falamos também de qualidade de vida. Nesse sentido, cuidar do nosso ciclo de sono-vigília é fundamental para obter uma vida saudável.

O tratamento psicológico para distúrbios do sono é importante para auxiliar o paciente a lidar da melhor forma possível com o seu problema, buscar uma compreensão de como se estruturou o transtorno, qual a relação deste com sua vida, e de que maneira pode agir diferente para a história não se repetir. Além disso, a psicoterapia possibilita um espaço de acolhimento, no qual a pessoa pode olhar com cuidado para seus pensamentos, sentimentos e necessidades relacionados ao tema.

Existem manejos para lidar no dia a dia com problemas relacionados à falta de sono, são alguns deles:

1)      Bloquinho de anotações: antes de dormir, anote com caneta ou lápis em um bloquinho de papel tudo que está te preocupando, o que você está sentindo, as tarefas que precisa cumprir no dia seguinte. Dessa forma, sua mente consegue relaxar, aliviar de forma temporária a ansiedade e se preparar para uma boa noite de sono. Importante: não anotar no celular ou no computador, pois a utilização desses eletrônicos pode estimular mais ainda seu cérebro a se manter ativo.

2)      Respiração: antes de se deitar, observe como está sua respiração. Está rápida? Lenta? Você expira ou inspira por mais tempo? Para relaxar, procure inspirar lentamente inflando o abdômen. Ao expirar, faça também lentamente, e o dobro de tempo que você utilizou para inspirar. Por exemplo, se você inspirou por 3 segundos, você expira por 6 segundos. Repita algumas vezes, até sentir que está mais relaxado.

É importante lembrar que esses manejos não são substitutos de um tratamento psicológico, eles apenas são viavéis para aliviar os sintomas. Para um resultado efetivo, o mais indicado é realizar um tratamento multiprofissional, no qual cada profissional vai atender à demanda de sua área.

Raísa Duquia Giumelli

Psicóloga

CRP- 12/13650

Referências:

Mueller, M.R. , e Guimarães, S.S. (2007). Impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida. Estudos de psicologia, 24(4).

Tufik, S. , Poyares, D. (2008). Apresentação: sono, transtornos do sono e uso de hipnoindutores em Psiquiatria. Rev. Bras. Psiquiatria.

Leia mais

Tratamento para insônia sem medicação!

Tratamento para insônia sem medicação!

Leia mais

Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades.